O Lar de Clara é uma associação civil, filantrópica, registrada no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e nos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes e de Assistência Social e tem por missão: "Facultar o desenvolvimento integral e o bem-estar de crianças, adolescentes e jovens, apoiar às famílias e promover às comunidades. Tudo com amor".


Com atuação desde fevereiro de 2004, foi fundada em 07 de setembro deste mesmo ano. Adotou a prática de atendimento a famílias em maior situação de vulnerabilidade. Transferiu-se, em 2007, para o distrito de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, sede que foi reformada e equipada em parceria com o Projeto Casa da Criança. Diversas parcerias têm sido estabelecidas com empresas, pessoas, entidades da sociedade civil e órgãos governamentais, o que possibilitou o incremento das atividades existentes e a execução de diversas outras que estavam planejadas.

Em 2016, o Lar de Clara atendeu a 260 crianças em regime integral e a 80 adolescentes com atividades educacionais, culturais e laborais, assim como às suas 143 famílias através de ações de assistência e promoção social. Mais de 240.000 refeições foram servidas em suas 2 unidades, Pontezinha e Piedade.

Escola de Educação Infantil e de Ensino Fundamental (séries iniciais), oficinas de Teatro, Artes Visuais, Canto Coral, Música, Dança, Capoeira, Percussão, Leitura e Contação de Histórias, Educação em Valores, Cuidado do Ser foram possíveis graças aos diversos parceiros que adotaram salas, consolidaram-se como padrinhos e madrinhas da educação, patrocinaram atividades e doaram produtos e serviços voluntários.

Houve 260 atendimentos pediátricos, 395 odontológicos e 243 oftalmológicos em virtude dos profissionais que doaram seu tempo e conhecimento. Fortalecimento na rede sócioassistencial através de muitas parcerias com outras ONGs, Conselhos e órgãos da esfera governamental.

O LAR DE CLARA 2017, rumo ao seu 13º ano de atividades, acolhe em Pontezinha, crianças carentes a partir de 1 ano até aos 12 anos. As crianças contam ainda com transporte escolar, 3 refeições diárias e os adolescentes e jovens a partir dos 13 anos recebem na Unidade de Piedade, aulas de reforço escolar, terapia comunitária, dança e curso de manicure lá permanecendo até os 17 anos, num total atual de 68 divididos em dois turnos com 02 refeições: café + almoço ou almoço e lanche.

Além disso, todos recebem atendimentos médico, odontológico, psicológico, fonoaudiólogo, oftalmológico, nutricional, entre outros, feitos por profissionais também voluntários.

Atendimento as famílias das crianças/adolescentes, com apoio da assistência social e também recebimento de cesta básica para alimentação das crianças nos finais de semana e nas férias. As mães das crianças e da comunidade contam com os cursos profissionalizantes: maquiagem, Tricô, Crochê, Bordado, Artesanato, Cabeleireiro e Manicure.

COMO APOIAR O LAR DE CLARA

  • Patrocínio de sala de aula
  • Patrocínio de oficinas culturais
  • Patrocínio de cursos profissionalizantes
  • Padrinho da Educação
  • Doação financeira, produtos, serviços
  • Voluntariado

Segue abaixo vídeos sobre o Lar de Clara:

NÚCLEO INFANTIL E ADMINISTRATIVO: Rua da Matriz, s/nº - Pontezinha - Cabo de Santo Agostinho / PE
NÚCLEO ADOLESCENTE: Rua Antônio de Farias, 445 - Piedade - Jaboatão dos Guararapes / PE
Fones: (81) 3479-4081 (Pontezinha) - (81) 3343-7980 (Piedade)



Desenvolvido por ALG | Órbita