O Lar de Clara é uma OSC – Organização da Sociedade Civil – conforme a Lei 13.019/14 (MROSC), ou seja, é uma instituição criada e mantida pela sociedade civil, na forma de Associação, de atendimento socioeducacional a crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Isto significa que o Lar atende regularmente, cotidianamente e por largos períodos, a um público que se encontre em situação de vulnerabilidade ou de risco, através de ações, serviços, programas, projetos e benefícios que visam à sua proteção, garantia de direitos, superação das exclusões a que estejam submetidos, desenvolvimento pleno e bem-estar.
A missão do Lar de Clara é: Facultar o desenvolvimento integral e o bem-estar de crianças, adolescentes e jovens, apoiar as famílias e promover as comunidades, tudo com amor. Ou seja, o Lar de Clara visa impactar as trajetórias das famílias que se tornam suas usuárias promovendo uma mudança de rumos, a quebra de ciclos geracionais repetitivos de subsunção às vulnerabilidades e às exclusões a que são submetidas, principalmente mediante o acompanhamento (fundado no amor), por longo período, desde a mais tenra idade até os 18 anos, de suas crianças, adolescentes e jovens, facultando-lhes desenvolvimento pleno e bem-estar. Isso inclui todo o apoio às famílias. Desse modo, quem entra no Lar é a família como um todo. Este trabalho, naturalmente, repercute em promoção sociais, culturais, educacionais e ambientais nas comunidades que essas famílias compõem.
Não e sim. Não, porque não é uma instituição confessional, onde os/as usuários/as, trabalhadores/as e voluntários/as sejam vinculados/as a uma determinada confissão religiosa. Sim, no sentido de que há, na motivação para sua criação e manutenção, na sua razão de ser e entre os/as seus/suas fundadores/as e dirigentes, uma forte inspiração no ensino moral e espiritual de Jesus, como é apresentado pelo Espiritismo cristão.
O Lar de Clara atua em dois Municípios da RMR: Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, atendendo, então, a comunidades em Pontezinha – no Cabo de Santo Agostinho – e em Curcurana, Vila João de Deus, Vila Rock 3, Gurugi, Barra de Jangada, Candeias, Jardim Piedade, Massaranduba, Jardim Jordão, etc. – no Jaboatão dos Guararapes. Assim, o Lar de Clara se estrutura em Núcleos de atendimento organizados em função de faixas etárias, incluindo sempre o atendimento às famílias. Há Núcleos Infantis e Núcleo Adolescente e Jovem. A atuação nestes Núcleos se dá mediante oferta de escolarização formal (Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental) e de atendimentos de assistência social, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e oficinas.